sábado, 25 de abril de 2009

Prédio mais alto do mundo



O Burj Dubai (em árabe: برج دبي "Torre de Dubai") é um arranha-céu em construção no distrito de Business Bay, na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos e é a estrutura mais alta construída pela mão do homem ainda não finalizada. A construção começou em 21 de Setembro de 2004 e é esperado que esteja completado e pronto para ocupação em Setembro de 2009.
O edifício faz parte de uma área de 2 km ² em desenvolvimento chamada "Downtown Dubai" e está localizado no "Primeiro Interchange", juntamente com a Sheikh Zayed Road e Doha Street. O arquiteto da torre é Adrian Smith que trabalhou com Skidmore, Owings and Merrill (SOM) até 2006. SOM é uma firma de arquitetura e engenharia encarregada do projeto. A primeira construtora é Samsung Engineering & Construction juntamente com a Besix e a Arabtec. A escolha das construtoras foi feita pela CBM Engineers.
O orçamento total do projeto do Burj Dubai é de cerca de 4,1 bilhões de dólares e para toda a nova "Downtown Dubai", 20 bilhões de dólares. Mohamed Ali Alabbar, o presidente da Emaar Propertiers falou no 8º Congresso Mundial do Council on Tall Buildings and Urban Habitat, que o preço do metro quadrado de sala de escritório é de 43 000 dólares por m², e a Armani Residences estava vendendo o metro quadrado das salas por 37 500.

A torre abrigará um hotel, e também será de uso residencial, e será tão alto que o ar nos andares mais altos será mais rarefeito que o ar no chão. Os designers do projeto desejam tanto manter o título de Edifício Mais Alto do Mundo pelo maior tempo possível, que decidiram manter a altura exata do prédio em segredo até ele ficar pronto. As fundações do edifício ganharam mais um nível de profundidade, para permitir a adição de mais andares no futuro. A construção avança em ritmo acelerado – um andar é construído por semana.

As condições do deserto exigem que as técnicas de construção sejam personalizadas. Por exemplo, os construtores misturam gelo com todo o concreto usado para faze-lo adquirir resistência às altas temperaturas do deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário