quinta-feira, 7 de maio de 2009

PONTE RIO-NITERÓI






Iniciada em 1969 e inaugurada em 1974, a Ponte Rio - Niterói constitui um importante marco de capacitação da engenharia nacional - por suas dimensões, audaciosa concepção e criatividade nos processos construtivos. É uma construção superlativa: a maior ponte do Hemisfério Sul; o maior vão em viga reta contínua do mundo - o vão central, uma estrutura de aço com 300 metros de comprimento suspensa a 60 metros de altura; a mais importante estrutura protendida das Américas, com mais de 2.150 quilômetros de cabos em suas entranhas; uma das três maiores pontes do mundo em volume espacial – a relação entre o comprimento, a largura e a altura dos pilares e fundações. A ponte é um elo fundamental entre o Rio de Janeiro e Niterói, São Gonçalo e região, atendendo também aos deslocamentos da população às localidades adjacentes, sobretudo a Região dos Lagos, e ao transporte intermunicipal e interestadual de cargas. À época de sua inauguração, previa-se que a ponte alcançaria um volume de tráfego de 50 mil veículos por dia, nos dois sentidos, mas o crescimento da região metropolitana do Rio de Janeiro extrapolou aquela previsão. Atualmente, a ponte recebe mais de 130 mil veículos / dia, chegando a registrar 85 mil veículos passando pela praça de pedágio às vésperas de feriados e finais de semana nos picos do verão. Neste contexto, a Ponte S.A. tem a função estratégica de proporcionar suporte em infra-estrutura e operação rodoviária de qualidade na Ponte Rio – Niterói, contribuindo, assim, para a melhoria do transporte e o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e do país.


DADOS DIMENSIONAIS DA PONTE RIO-NITERÓI

Extensão total 13.290 m
Extensão total com estruturas 12.900 m
Extensão sobre o mar 8.836 m
Extensão em terra 4.454 m
Extensão da estrutura metálica 848 m
Extensão do vão de concreto em terra 32 m
Extensão do vão de concreto no mar 80 m
Extensão do vão metálico central 300 m
Largura total 26.60 m

FAIXAS DE TRÁFEGO
Duas pistas de 12.20 m cada, ambas com três faixas de rolamento; exceto no trecho entre a praça de pedágio e o vão central, onde cada pista possui quatro faixas.
Altura máxima: 72m acima do nível do mar.60 m no canal navegável.
Quantidades aplicadas dos principais materiais utilizados na construção da Ponte Rio-Niterói (Materiais e Quantidades)

Concreto 481.300 m3
Concreto submerso 77.600 m3
Cimento 237.900 m3
Brita 369.600 m3
Aço doce 39.900 t
Aço duro 9.900 t
Chapas metálicas 24.500 t
Perfis metálicos 7.700 t
Resina Epóxi 234.800 kg
Concreto asfáltico 32.400 m3
Areia 212.300 m3
Pavimento com placas de amianto 6.000 m

Nenhum comentário:

Postar um comentário