REDUÇÃO DO CUSTO DA ESTRUTURA E FUNDAÇÃO
Em uma edificação, a fundação e a estrutura representam juntas, em média, 26% do custo total da obra, um material assim, todo o esforço visando a redução desses custos deve ser considerado. Substituindo-se o tijolo furado pelo bloco CCA, pode-se obter, também, uma redução de aproximadamente 60% no peso das alvenarias, pois está se trocando de 1200kg/m³ por outro de 500kg/m³.
Essa redução pode ser ainda maior se a edificação for projetada empregando-se Laje Nervurada com bloco CCA como elemento de enchimento entre nervuras. Neste caso está se substituindo o Concreto Armado com 2.500 kg/m³ de densidade por outro material de 500kg/m³.
ECONOMIA E RACIONALIDADE NA ALVENARIA
As grandes dimensões e leveza das peças permitem uma maior produtividade da mão-de-obra e menor de argamassa de assentamento, comparativamente aos resultados obtidos com tijolo cerâmico e de concreto. A textura e a uniformidade dimensional do bloco CCA possibilitam a eliminação dos revestimentos tradicionais, como chapisco e emboço para regularização de parede.
ECONOMIA E FUNCIONALIDADE NA LAJE
A utilização do bloco CCA como elemento para laje nervurada, além de proporcionar sensível redução do custo da estrutura pelo menos peso do concreto celular autaclavado, permite que se projete grandes vãos com redução de pilares e vigas.
ECONOMIA NA OBRA
Itens como fundação, estrutura, alvenaria e revestimento, somados podem representar aproximadamente 50% do custo total de uma obra. Utilizando o bloco CCA, é póssivel se obter uma sensível redução desse custo considerando que por suas características e propriedades, este produto proporciona menor custo de concreto, aço, forma e menor utilização de mão-de-obra.
ISOLAMENTO ACÚSTICO
O concreto celular autoclavado proporciona um bom isolamento acústico, suficiente para assegurar condições de conforto ao usuário.
Uma parede de 10cm de espessura e não revestida apresenta um índice de isolamento contra sons aéreos de 37dB.